Novo coordenador do Procon inicia os trabalhos com pesquisa de produtos para a páscoa

Novo coordenador do Procon inicia os trabalhos com pesquisa de produtos para a páscoa

A Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor de Chapecó reuniu a imprensa nesta manhã (12), para apresentar o novo coordenador executivo do Procon e divulgar o resultado da pesquisa comparativa de preços dos produtos para a páscoa.

A Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor de Chapecó reuniu a imprensa nesta manhã (12), para apresentar o novo coordenador executivo do Procon e divulgar o resultado da pesquisa comparativa de preços dos produtos para a páscoa.

O Procon de Chapecó está sob a coordenação do advogado, Paulo Luiz Balancelli. Natural de Chapecó, Balancelli concluiu a graduação pela Universidade Comunitária Regional De Chapecó (Unochapecó) em 2007, é pós-graduado e tem experiência de 09 (nove) anos na área jurídica.

Ele pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido até então, que destacou o órgão como um dos mais atuantes do sul do país. Balancelli enfatiza a importância do consumidor em buscar os seus direitos e acionar o órgão.

“O Procon tem como finalidade equilibrar as relações de consumo. Nosso Procon terá um caráter pedagógico, educativo e fiscalizador”, destacou.

Sobre a pesquisa realizada para a páscoa, a coleta de dados foi realizada nos dias 06 e 07 de abril de 2017 em oito estabelecimentos da cidade, abrangendo 44 itens tradicionais na páscoa foram pesquisados.

A maior variação de preço identificada entre os estabelecimentos pesquisados foi na barra de chocolate, em 42,91%, enquanto no tradicional ovo de páscoa a maior diferença chegou a 36,10%. “É importante, neste momento econômico que vive o país, os consumidores pesquisarem e compararem os preços como forma de economizar”, destacou o Coordenador Executivo do órgão, Paulo Balancelli.

É importante destacar que os preços obtidos nos estabelecimentos pesquisados indicam os menores valores, levando em consideração a marca, tipo, peso e outras características. Os preços pesquisados são meramente informativos, podendo sofrer alterações nos estabelecimentos.

Algumas dicas foram repassadas para que o consumidor possa economizar:

1 - Faça uma lista com os nomes das pessoas que deseja presentear, priorizando os mais próximos e as crianças;

2 - Procure saber o gosto dessas pessoas. Há quem prefira chocolate em quantidades menores ou apenas sabores específicos. Assim, estará evitando o desperdício;

3 - Pesquise preços e trace um orçamento, para que possa prever o seu gasto total. Se ficar alto, veja de que formas pode reduzir;

4 - Pense além dos ovos de Páscoa: confira preços dos bombons e chocolates em barra, já que costumam ter a mesma quantidade por preços mais acessíveis;

5 - Evite se endividar para presentear nesta Páscoa, ou seja, parcelar as compras ou entrar no cheque especial;

6 - Na hora das compras, opte pelos estabelecimentos que oferecem os menores preços. Vá com tempo e paciência para pesquisar;

7 - Leve a lista e siga o orçamento. Se desejar comprar algo fora do planejamento, some o valor e analise qual será o gasto total;

8 - Confira os preços nas gôndolas e também no caixa, evitando pagar mais caros do que o planejado;

9 - Caso não se importe em presentear após a Páscoa, é válido esperar, pois os preços caem consideravelmente.

10 - Considere preparar seus próprios chocolates para presentear, diminuindo as despesas.

Abaixo o link para baixar a tabela completa de preços referente à pesquisa de páscoa:

https://drive.google.com/a/proconchapeco.com.br/file/d/0B6nF1BAtGCB3TFVBTDFpcm1VOEk/view?usp=sharing

Comentar esta notícia