Orientações Telefonia Móvel

Orientações Telefonia Móvel

Principais dúvidas referentes à telefonia móvel!

1. O serviço de telefonia celular é igual à telefonia fixa?

Não, embora ambos sirvam para a comunicação, existem várias diferenças entre os sistemas. As principais são:

Preço 

A ligação do telefone celular é bem mais onerosa do que a fixa. Essa diferença é aplicada em todos os serviços prestados.

Qualidade

A cobertura da telefonia fixa é mais abrangente que a telefonia celular, pois esta última apresenta alcance por vezes limitados com pontos e áreas de sombras (local, regional, estadual, etc). Por outro lado, a telefonia celular apresenta vantagens e facilidades que a telefonia fixa não consegue contemplar como deslocamento do aparelho, uso em viagens, facilidade de contato direto, etc.

 

2. O que é ponto ou área de sombra?

Em linhas gerais são os locais dentro da área de cobertura da operadora, onde por razões técnicas o sistema apresenta falhas ou não apresenta sinal para fazer ou receber ligações, como por exemplo, prédios, shopping, elevadores, etc. A área de sombra abrange uma região, por vezes bairros inteiros, que, embora dentro da área de cobertura, também não apresenta sinal (locais baixos, encostas de montanhas, etc).

 

 

3. Qual a diferença do telefone celular pós-pago e do pré-pago?

No serviço de telefonia celular pós-pago, o consumidor assume valor mensal de assinatura, ligações efetuadas, feitas e recebidas em "roaming", acesso à caixa postal, bem como outros serviços escolhidos, sendo que, no momento da contratação poderá ser cobrada taxa de habilitação. Para utilizar o sistema pré-pago, o consumidor credita um determinado valor do qual serão debitados os serviços e as ligações efetuadas. A principal diferença entre os sistemas é o preço. Na telefonia pré-paga, a ligação é mais onerosa do que no pós-pago, entretanto, não existe a cobrança da taxa de assinatura. Quanto aos problemas de sombra, persistem em qualquer sistema, de acordo com a operadora escolhida.

 

 

4. O que é roaming?

Roaming é uma opção de serviço que permite receber e fazer ligações em regiões fora de cobertura da operadora contratada, utilizando-se da operadora local. De uma maneira simplificada, as ligações, fora do local convencional, poderão ser recebidas ou efetuadas através de um sistema diferenciado, que se utiliza de operadoras intermediárias para o envio e recebimento dessas ligações. Por este serviço são cobradas tarifas diferenciadas, denominadas DSL – deslocamento e AD - valor adicional de deslocamento, fora o valor da ligação convencional, VC1, VC2 ou VC3, o que ocasiona o lançamento em duplicidade na conta telefônica, uma vez pelas tarifas, outra pelo serviço, ocorrendo em meses e contas diferentes. O lançamento da tarifa normalmente aparece na conta seguinte, o do serviço pode demorar, em média de 60 a 120 dias. Dependendo da região, a ligação efetuada ou recebida no sistema "roaming" aparece na conta telefônica com o nome de outra cidade, não a de origem da ligação, mais uma outra de mesmo prefixo telefônico, face a necessidade técnica da busca de sinais de antenas disponíveis. O serviço é cobrado até mesmo se as mensagens recebidas são registradas na caixa postal, acessadas ou não. Quando o pré-pago funciona em "roaming" não existe diferenciação do preço da ligação ou cobrança de tarifas. As operadoras devem informar ao consumidor a área de cobertura e as áreas onde opera através de "roaming".

 

 

5. O que significam as siglas que aparecem nas contas telefônicas como: VC1,VC2, VC3, DSL e AD?

A codificação lançada nas contas têm os seguintes significados:

 

 

  • VC1 - ligação local, de celular para fixo;
  • VC1M - ligação local, de celular para celular;
  • VC2 - ligação interurbana fora da área de cobertura, dentro da área primária (prefixo 01);
  • VC3 - ligação interurbana fora da área de cobertura, fora da área primária;
  • DSL1 - deslocamento fora da área de cobertura, dentro da área primária (prefixo 01);
  • DSL2 - deslocamento fora da área de cobertura, fora da área primária;
  • AD - adicional por chamada, taxa fixa (o valor da AD varia de acordo com a operadora visitada)

 

 

 

 

6. As ligações feitas ou recebidas por roaming são pagas?

Sim, sempre que estiverem em "roaming" as ligações serão pagas, mesmo que caírem na caixa postal.

 

 

7. O que eu faço quando tiver dúvidas sobre a cobrança?

Comunique-se com a operadora e solicite conta detalhada, que deverá ser entregue em até 48 horas. No caso de telefone celular pós-pago, poderá ser solicitado o detalhamento relativo a um período de até 90 dias. Sendo celular pré-pago, o pedido poderá ser feito mensalmente. Em ambos os casos, o detalhamento da conta deverá ser realizado gratuitamente. Com a conta detalhada, ou não, sempre que identificar e não reconhecer ligações, é direito do consumidor que esse valor seja subtraído do total da conta até a verificação, a qual deverá ser solicitada por escrito pelo titular à operadora, sendo realizada através de um processo de rastreamento das ligações. Caso a operadora entender devida a cobrança o valor será lançado na próxima fatura, portanto, no momento da solicitação, o consumidor deverá informar que deseja receber o resultado do rastreamento, e, havendo discordância, o pagamento da fatura poderá ser realizado com ressalvas e questionado judicialmente ou por um órgão de defesa do consumidor.

 

 

8. Em caso de clonagem, a operadora pode exigir a compra de outro aparelho com troca de número?

Não. A clonagem do telefone celular demonstra a vulnerabilidade do serviço e seus riscos não podem ser transferidos aos consumidores, devendo a empresa assumir a responsabilidade pelas suas conseqüências, bem como, os prejuízos sofridos pelos consumidores. Se a troca do número é inevitável, a empresa deverá assumir os gastos com o novo aparelho, os eventuais prejuízos demonstrados pelos consumidores com a troca compulsória do número ou com ligações não realizadas pelos mesmos, entre outras despesas.

 

Fonte: http://www.procon.sp.gov.br

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